Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?















Ter dentes alinhados e bonitos  é muito mais importante do que você possa imaginar, além da questão estética, a saúde pode ser comprometida pela falta do uso de aparelhos ortodônticos. O correto posicionamento dos dentes, permite uma boa mastigação, respiração e deglutição, funções vitais para o ser humano. Aliado a isto, a preocupação com a estética nunca esteve tão em alta. 
A solução, que são os aparelhos ortodônticos, apesar de simples, nem sempre é aceita pelo mercado de trabalho. Profissionais que trabalham com o público, comissários de bordo, recepcionistas de hotéis de luxo e executivos fogem dos aparelhos dentários com braquetes de ferro. Em algumas empresas é até pré-requisito para contratação. Veja abaixo alguns modelos de apararelhos ortodôntico e suas indicações!

Aparelho móvel

Indicação: para pequenos movimentos dentários ou como contenção ao fim do tratamento.
Uso: deve ser constante, dia e noite. Deixar de usar regularmente prejudica o resultado do tratamento.
Higiene e limpeza: a habitual, já que o aparelho pode ser retirado e deve ser escovado com escova de dente.
Material: é feito de fios de aço, para os arcos e molas, e resina acrílica, para o corpo do aparelho. Eventualmente, podem ser usados parafusos para alargar o acessório e expandir a arcada dentária gradualmente. 
Machuca? Quando é ajustado,  da um incômodo maior.

Aparelho fixo

Indicação: para pessoas que necessitam de maior movimentação dos dentes de forma tridimensional.
Uso: o aparelho é composto por braquetes (pequenos suportes de aço) que são colados nos dentes e removidos apenas ao final do tratamento.
Higiene e limpeza: A correta higiene da boca é fundamental, pois esse tipo de aparelho é capaz de acumular sobras de alimentos facilmente. O paciente deve passar fio dental normalmente e fazer a escovação. Limpar bem em volta dos braquetes, dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva, é o segredo.
Material: Os braquetes são feitos de aço inoxidável. Os aparelhos fixos estéticos, que são transparentes, podem ser de policarbonato, porcelana ou safira sintética. Já o arco ortodôntico (fio que é passado por entre os braquetes) pode ser composto de Nitinol (níquel e titânio), TMA (titânio e molibdênio) ou aço inoxidável.
Machuca? Assim como o móvel, o aparelho fixo causa incômodo sempre que é apertado.

Aparelho lingual

Indicação: promove o mesmo efeito que o aparelho fixo, mas é indicado para pessoas que não querem ficar com os braquetes à vista, já que, neste caso, são colados por trás dos dentes.
Uso: o aparelho fixo é removidos apenas ao final do tratamento.
Higiene e limpeza: neste caso, a higienização torna-se muito mais difícil, não só pelo acesso, mas também pela visualização da sujeira. Os dentes devem ser limpos com fio dental e escovação.
Material: em geral, a mesma composição dos aparelhos fixos.
Machuca? Por estar colado atrás dos dentes, o aparelho lingual pode, além de causar desconforto toda vez que for apertado, machucar a língua e atrapalhar um pouco a fala no início do tratamento. Porém, a maioria dos pacientes consegue se adaptar após algumas semanas.

Aparelho transparente

Indicação: também é indicado para casos de mal oclusão dental. O aparelho é praticamente imperceptível nos dentes e não altera a fala. Famosas como Gisele Bündchen, Fernanda Paes Leme, Luciana Gimenez, Helô Pinheiro e Polliana Aleixo já declararam ter se tratado com o aparelho transparente.
Uso: é um aparelho móvel. Seu uso deve ser constante, pois a não utilização regular pode comprometer o tratamento.
Higiene e limpeza: deve ser higienizado normalmente, podendo ser retirado para a escovação do aparelho e dos dentes, bem como para o uso do fio dental.
Material: é feito de acetato transparente.
Machuca? Assim como os outros modelos, também pode causar incômodos.



Após uma avaliação é necessário a documentação ortodôntica com radiografias, fotos e o modelo das arcadas em gesso. Assim é possível fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária, de acordo com a necessidade do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário