É importante que os pais saibam que os dentes começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento da criança. Por volta dos 6 anos, é importante os pais ficarem atentos ao aparecimento do primeiro molar permanente que nasce atrás dos molares decíduos, sem que nenhum dente de leite caia. Esse dente é muito suscetível ao desenvolvimento de cárie. Essa troca de dentes de leite por dentes permanentes vai ocorrer até por volta dos 11 anos. Nessa fase em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes é chamada de dentição mista. Os dentes de leite são os primeiros dentes a erupcionarem (aparecer na boca). São dentes diferentes dos permanentes no que diz respeito à mineralização, cor, tamanho, tempo de permanência na boca, etc.
Muita gente pensa que os dentes de leite não são importantes pelo fato de cair e nascer outro no lugar. Porém não é bem assim! Veja como eles são importantes:
1. Mastigação (etapa importante para facilitar a digestão)
2. Desenvolvimento da fala (ajudar na pronúncia correta das palavras)
3. Estética ( contribuir para a melhor aparência da criança, o que poderá influenciar sua auto-estima)
4. Manutenção de espaço (guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada)
5. Guia de erupção para os dentes permanentes. (auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.
Portanto, deve-se cuidar dos dentes desde cedo para termos uma boca saudável e dentes bonitos e fortes. No caso de crianças, os pais devem ajudar na escovação e prevenção de doenças tais, como a cárie, que resultam em perda do elemento dental.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
DR. RODRIGO
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910
Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910
Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845
Nenhum comentário:
Postar um comentário