Seguidores

terça-feira, 7 de junho de 2016

Além de sua estética, o aparelho ortodôntico melhora sua saúde bucal.


O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma "mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são apinhados e tortos. A correção do problema pode criar um sorriso bonito, mas o mais importante é que o tratamento ortodôntico resulta numa boca mais saudável. Isso ocorre porque os dentes apinhados e tortos dificultam a limpeza da boca, o que pode levar a cárie dentária, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária.

A maioria dos dentistas é treinada para tratar problemas ortodônticos menores. Se o dentista considerar que o paciente deve consultar um especialista para tratamento, ele encaminhará o paciente a um ortodontista.

Ortodontia é uma área de especialidade da odontologia oficialmente conhecida como Ortodontia e Ortopedia Dentofacial. O propósito da ortodontia é tratar a má oclusão através de aparelhos e procedimentos corretivos destinados a corrigir o alinhamento dos dentes e da maxila e mandíbula. Ortodontista é o dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

Embora os planos de tratamento sejam adaptados para cada paciente, a maioria dos pacientes utiliza aparelhos durante um a três anos, dependendo das condições que precisam ser corrigidas. Esse tratamento é seguido de um período de utilização de um "retentor" que mantém os dentes nas novas posições. Embora um pouco de desconforto seja previsto durante o tratamento, os aparelhos atuais são os mais confortáveis que já existiram. Novos materiais aplicam uma força constante e suave para movimentar os dentes e geralmente requerem poucos ajustes.

A boa higiene bucal é especialmente importante quando os aparelhos estão presentes. Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente e agendar consultas odontológicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.

Pacientes com aparelhos devem manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. Seu dentista pode recomendar que se evitem determinados alimentos que poderiam interferir com os aparelhos ou acidentalmente entortar os fios. Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces mastigáveis.

© 2016 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário