Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Periodontite Juvenil



A periodontite é caracterizada por uma inflamação gengival com formação de bolsa e até perda óssea. Em casos graves pode ocorrer a mobilidade do dente e em extremos a migração. Normalmente, ela atinge quase todos os dentes e possui uma progressão lenta.

Mas, em algumas situações sua manifestação acontece de forma mais rápida, que é mais comum em pessoas que estão entrando na puberdade até a idade adulta. Bolsas profundas e perda óssea rápida são características desse tipo de periodontite.

Nos jovens, ela considerada um tipo de doença periodontal severa que se manifesta no início do período de puberdade e destrói, principalmente, o periodonto de sustentação, um ligamento periodontal. A doença é crônica e inflamatória e pode causar uma grande destruição óssea. Ela pode afetar os dentes de duas formas: localizada, afeta os primeiros molares e os incisivos permanentes, e generalizada, afetando outros dentes além dos citados.

A doença é mais comum em crianças saudáveis, entre 11 e 13 anos, especialmente em meninas. Os sinais de manifestação não são totalmente visíevis já que a gengiva apresenta textura e cor normais e a existência de placa é pequena em comparação ao grau de destruição óssea que já pode ter ocorrido.

A periodontite também pode afetar adultos acima dos 20 anos com rápida progressão e pessoas com mais de 30 anos em forma crônica. A periodontite juvenil, no entanto, tem características próprias e seus sintomas são um pouco diferentes:

Periodontite juvenil localizada
  • Idade: entre 11 e 13 anos 
  • Afeta incisivos e os primeiros molares. 
  • Pouca placa bacteriana e gengiva de aparência saudável. 
  • Perda óssea em forma de arco nos dentes afetados. 
Periodontite juvenil generalizada 
  • Idade: entre a puberdade e os 30 anos 
  • Afeta a maioria dos dentes, não apresentando um padrão. 
  • Pouca placa bacteriana. 
  • Perda óssea em formato angular. 
Para ambos os casos, a progressão da doença é rápida e, em estágio avançado, pode causar dor e formar abcessos (formação de pus na raiz dentária). É uma doença de caráter hereditário, e afeta principalmente as mulheres.

Tratamento 
  • Terapia local: é feita uma raspagem para descontaminar a região atingida. 
  • É receitada medicação antibacteriana. 

A melhor forma de prevenção é manter as idas periódicas ao dentista, que pode encontrar os sinais da doença antes que ela se torne mais grave.



DR. RODRIGO COSTA SILVA

Rua Guajajaras 40 
quinto andar sala. 507 

Centro 
Belo Horizonte / MG. 
CEP. 30.180-910

Tel: 31-3274-8845 e 31-9996-78845

Um comentário:

  1. EU TENHO ESTA DOENÇA MAS NAO SEI O QUE FAZER ! QUERIA MUITO ENCONTRA UM ESPECIALISTA !

    ResponderExcluir