Seguidores

quinta-feira, 30 de junho de 2016

O que é lente de contato dental ?E para quem é indicado?


                     As lentes de contato dental têm sido a grande procura do momento, inclusive, por muitos famosos. Essa técnica e projetada para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência, mudando a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais. Corrigindo os  defeitos e melhorando a forma e a cor dos dentes.
        Depois de colada, a faceta adquire resistência ao desgaste semelhante ao esmalte dental. “A durabilidade de qualquer restauração indireta é de aproximadamente dez anos, podendo durar mais ou menos de acordo com vários fatores, desde a indicação e execução clínica, até os cuidados do paciente durante a manutenção”, completa. A técnica  e indicada para pessoas acima de 20 anos, pois nessa idade já terminou a fase de crescimento facial e é indicada para ambos os sexos.

             Os cuidados que você deverá ter com as lentes de contato dentais são os mesmos que você já deveria ter com seus dentes normalmente: evitar morder alimentos ou materiais muito duros (palitos de dente, tampa de garrafa, rapadura etc.) e evitar o excesso de alimentos que mancham os dentes, além de escová-los e passar o fio dental todos os dias.

             A lente de contato dental só não é indicada para crianças e adolescentes, ou quando o paciente já tem prótese de porcelana ou cerâmica no dente.

DR. RODRIGO COSTA SILVA
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro elo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910
Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845



quarta-feira, 29 de junho de 2016

Qual a importância do dente de leite?




É importante que os pais saibam que os dentes começam a se formar já no útero materno, inclusive os permanentes, e continuam sua formação após o nascimento da criança. Por volta dos 6 anos, é importante os pais ficarem atentos ao aparecimento do primeiro molar permanente que nasce atrás dos molares decíduos, sem que nenhum dente de leite caia. Esse dente é muito suscetível ao desenvolvimento de cárie. Essa troca de dentes de leite por dentes permanentes vai ocorrer até por volta dos 11 anos. Nessa fase em que estão presentes na boca tanto dentes de leite como dentes permanentes é chamada de dentição mista. Os dentes de leite são os primeiros dentes a erupcionarem (aparecer na boca). São dentes diferentes dos permanentes no que diz respeito à mineralização, cor, tamanho, tempo de permanência na boca, etc.


Muita gente pensa que os dentes de leite não são importantes pelo fato de cair e nascer outro no lugar. Porém não é bem assim! Veja como eles são importantes:


1. Mastigação (etapa importante para facilitar a digestão)
2. Desenvolvimento da fala (ajudar na pronúncia correta das palavras)
3. Estética ( contribuir para a melhor aparência da criança, o que poderá influenciar sua auto-estima)
4. Manutenção de espaço (guardar o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que nasçam em posição adequada)
5. Guia de erupção para os dentes permanentes. (auxiliar no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.

Portanto, deve-se cuidar dos dentes desde cedo para termos uma boca saudável e dentes bonitos e fortes. No caso de crianças, os pais devem ajudar na escovação e prevenção de doenças tais, como a cárie, que resultam em perda do elemento dental.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 



DR. RODRIGO
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910
Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845

Implante dentário Bh / DR. Rodrigo Costa Silva


       Mais do que irradiar felicidade e a saúde da boca,  o sorriso bonito éum sinal  de um organismo saudável e uma auto-estima acentuada. "Muitas vezes não damos o devido valor ao sorriso, mas ele é o cartão postal de qualquer indivíduo, ajudando em nossas conquistas diárias e nos fazendo viver melhor", 

     Venha fazer implante, com quem tem mais de 20 anos de experiência, usando os melhores  produtos e equipamentos  para te proporcionar segurança e bem-estar, do início  ao fim do tratamento.





Entre em contato e marque seu horário:
DR. RODRIGO COSTA SILVA
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910
Tel: 31-3274-8845 e 31-9996-78845

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dr. Rodrigo Costa Silva - Lente de contato dental BH

As lentes de contato dentais  esta sendo bastante procurada atualmente , inclusive, por muitos famosos da TV e do cinema. Essa técnica tem como objetivo corrigir defeitos e melhorar a forma e a cor dos dentes.


A técnica é indicada para pacientes com dentes fraturados, escurecidos, levemente desalinhados, dentes anteriores com defeitos no esmalte e superfície danificada por fraturas, fissuras (rachados) ou simplesmente por quem quer um sorriso mais harmonioso.

O procedimento para colocá-las é simples e eficaz. Quando o caso permite, são feitos desgastes mínimos na superfície dental. É o novo conceito de “odontologia minimamente invasiva”, onde técnicas e materiais odontológicos convergem para a máxima conservação da estrutura dentária. Uma vez provadas e aprovadas, as lentes são aderidas aos dentes por meio de um processo de adesão química de última geração em que a porcelana se fixa ao dente de forma muito segura.


DR. RODRIGO
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910

Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845




sexta-feira, 24 de junho de 2016

Yes We Care !!!!!!




Ainda tem dúvida da importância do seu sorriso ?


DR. RODRIGO
Rua Guajajaras 40
quinto andar sala. 507
Centro
Belo Horizonte / MG.
CEP. 30.180-910

Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845

DR. RODRIGO

Rua Guajajaras 40 
quinto andar sala. 507 
Centro 
Belo Horizonte / MG. 
CEP. 30.180-910

Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845




DR. RODRIGO

Rua Guajajaras 40 
quinto andar sala. 507 
Centro 
Belo Horizonte / MG. 
CEP. 30.180-910

Tel: 31-3274-8845 e 31-9967-8845



quarta-feira, 22 de junho de 2016

Um sorriso bonito e saudável é o sonho de muitas pessoas. Agora esse sonho, está muito mais fácil de se realizar. Saiba por quê!

         Poder mastigar sem medo de cair as próteses móveis, e sorrir sem nenhum constrangimento é o sonho de muita gente. Atualmente, a aparência ganhou influência sobre o comportamento das pessoas. Por conta disto, a odontologia apresenta técnicas avançadas, que permite que esse sonho, fique  muito mais fácil de ser realizado.
              A implantodontia é a especialidade responsável por recuperar os espaços de dentes perdidos, por meio da implantação cirúrgica, de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo, onde houve a perda do elemento dental, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso.

          Existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

Porém em alguns casos, o osso pode ter sofrido  um processo de reabsorção fisiológica sendo necessário a realização de um enxerto ósseo, que é um procedimento que visa ao aumento da altura ou da espessura do osso no local em que será feita a cirurgia, permitindo a instalação de implantes dentários.

Ou seja o único empecilio de ter um sorriso perfeito e apenas sua determinação !

Venha conhecer o Centro de Excelência em Estética Dental e Implantes Dentários.
Situada  em uma área de fácil acesso , e equipada de  acordo com a Instrução Normativa nº 3/2014 da Subsecretaria de Vigilância à Saúde. 

A Clinica Odontológica Rodrigo Costa Silva, esta localizada na Rua Guajajáras 40 5° andar BH-MG

Telefone: (31) 3274-8845 ou (31)9 9967-8845
(Emergência 24 horas)



segunda-feira, 13 de junho de 2016

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?















Ter dentes alinhados e bonitos  é muito mais importante do que você possa imaginar, além da questão estética, a saúde pode ser comprometida pela falta do uso de aparelhos ortodônticos. O correto posicionamento dos dentes, permite uma boa mastigação, respiração e deglutição, funções vitais para o ser humano. Aliado a isto, a preocupação com a estética nunca esteve tão em alta. 
A solução, que são os aparelhos ortodônticos, apesar de simples, nem sempre é aceita pelo mercado de trabalho. Profissionais que trabalham com o público, comissários de bordo, recepcionistas de hotéis de luxo e executivos fogem dos aparelhos dentários com braquetes de ferro. Em algumas empresas é até pré-requisito para contratação. Veja abaixo alguns modelos de apararelhos ortodôntico e suas indicações!

Aparelho móvel

Indicação: para pequenos movimentos dentários ou como contenção ao fim do tratamento.
Uso: deve ser constante, dia e noite. Deixar de usar regularmente prejudica o resultado do tratamento.
Higiene e limpeza: a habitual, já que o aparelho pode ser retirado e deve ser escovado com escova de dente.
Material: é feito de fios de aço, para os arcos e molas, e resina acrílica, para o corpo do aparelho. Eventualmente, podem ser usados parafusos para alargar o acessório e expandir a arcada dentária gradualmente. 
Machuca? Quando é ajustado,  da um incômodo maior.

Aparelho fixo

Indicação: para pessoas que necessitam de maior movimentação dos dentes de forma tridimensional.
Uso: o aparelho é composto por braquetes (pequenos suportes de aço) que são colados nos dentes e removidos apenas ao final do tratamento.
Higiene e limpeza: A correta higiene da boca é fundamental, pois esse tipo de aparelho é capaz de acumular sobras de alimentos facilmente. O paciente deve passar fio dental normalmente e fazer a escovação. Limpar bem em volta dos braquetes, dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva, é o segredo.
Material: Os braquetes são feitos de aço inoxidável. Os aparelhos fixos estéticos, que são transparentes, podem ser de policarbonato, porcelana ou safira sintética. Já o arco ortodôntico (fio que é passado por entre os braquetes) pode ser composto de Nitinol (níquel e titânio), TMA (titânio e molibdênio) ou aço inoxidável.
Machuca? Assim como o móvel, o aparelho fixo causa incômodo sempre que é apertado.

Aparelho lingual

Indicação: promove o mesmo efeito que o aparelho fixo, mas é indicado para pessoas que não querem ficar com os braquetes à vista, já que, neste caso, são colados por trás dos dentes.
Uso: o aparelho fixo é removidos apenas ao final do tratamento.
Higiene e limpeza: neste caso, a higienização torna-se muito mais difícil, não só pelo acesso, mas também pela visualização da sujeira. Os dentes devem ser limpos com fio dental e escovação.
Material: em geral, a mesma composição dos aparelhos fixos.
Machuca? Por estar colado atrás dos dentes, o aparelho lingual pode, além de causar desconforto toda vez que for apertado, machucar a língua e atrapalhar um pouco a fala no início do tratamento. Porém, a maioria dos pacientes consegue se adaptar após algumas semanas.

Aparelho transparente

Indicação: também é indicado para casos de mal oclusão dental. O aparelho é praticamente imperceptível nos dentes e não altera a fala. Famosas como Gisele Bündchen, Fernanda Paes Leme, Luciana Gimenez, Helô Pinheiro e Polliana Aleixo já declararam ter se tratado com o aparelho transparente.
Uso: é um aparelho móvel. Seu uso deve ser constante, pois a não utilização regular pode comprometer o tratamento.
Higiene e limpeza: deve ser higienizado normalmente, podendo ser retirado para a escovação do aparelho e dos dentes, bem como para o uso do fio dental.
Material: é feito de acetato transparente.
Machuca? Assim como os outros modelos, também pode causar incômodos.



Após uma avaliação é necessário a documentação ortodôntica com radiografias, fotos e o modelo das arcadas em gesso. Assim é possível fazer o planejamento do caso e definir o tipo de técnica necessária, de acordo com a necessidade do paciente.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

O implante dentário é uma boa opção para os idosos ?


Pesquisas recentes apontam que quase 80% dos idosos brasileiros têm menos de 20 dentes. Sendo que , quem tem menos de 20 dentes não consegue mastigar ou falar de forma eficiente, e a estética fica comprometida”. 
Devemos procurar manter os dentes naturais o máximo possível, usando de todos os recursos da odontologia atual  que é bem mais conservadora que na metade do século passado. Porém se já tiver ocorrido a perda dos dentes, ou  se as próteses  já estiverem  em um estado crítico,  o implante  é uma ótima opção.


Existe uma idade limite para fazer implante ? Ou depende exclusivamente da saúde geral do paciente?

Não existe uma idade limite para fazer implante esta é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos (momento em que termina o processo de formação dos ossos da face), que não tenha problemas de saúde que comprometa a cirurgia e que tenha perdido algum dente.
 Pesquisas já mostraram que quem tem dentes naturais(ou implantes funcionando bem ) vivem MAIS anos e em MELHOR condição física para enfrentar os problemas decorrentes do envelhecimento.

Chega de adiar seu sorriso , entre em contato e marque já sua avaliação !

Tel. (31) 3274-8845 ou   (31) 99967-8845(emergência 24 horas)

terça-feira, 7 de junho de 2016

Além de sua estética, o aparelho ortodôntico melhora sua saúde bucal.


O tratamento ortodôntico é usado para corrigir uma "mordida torta”, condição conhecida como má oclusão e que envolve dentes que são apinhados e tortos. A correção do problema pode criar um sorriso bonito, mas o mais importante é que o tratamento ortodôntico resulta numa boca mais saudável. Isso ocorre porque os dentes apinhados e tortos dificultam a limpeza da boca, o que pode levar a cárie dentária, doença periodontal e, possivelmente, perda dentária.

A maioria dos dentistas é treinada para tratar problemas ortodônticos menores. Se o dentista considerar que o paciente deve consultar um especialista para tratamento, ele encaminhará o paciente a um ortodontista.

Ortodontia é uma área de especialidade da odontologia oficialmente conhecida como Ortodontia e Ortopedia Dentofacial. O propósito da ortodontia é tratar a má oclusão através de aparelhos e procedimentos corretivos destinados a corrigir o alinhamento dos dentes e da maxila e mandíbula. Ortodontista é o dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais.

Embora os planos de tratamento sejam adaptados para cada paciente, a maioria dos pacientes utiliza aparelhos durante um a três anos, dependendo das condições que precisam ser corrigidas. Esse tratamento é seguido de um período de utilização de um "retentor" que mantém os dentes nas novas posições. Embora um pouco de desconforto seja previsto durante o tratamento, os aparelhos atuais são os mais confortáveis que já existiram. Novos materiais aplicam uma força constante e suave para movimentar os dentes e geralmente requerem poucos ajustes.

A boa higiene bucal é especialmente importante quando os aparelhos estão presentes. Escovar regularmente, conforme orientado pelo dentista, passar o fio dental diariamente e agendar consultas odontológicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.

Pacientes com aparelhos devem manter uma dieta balanceada e limitar os lanches entre as refeições. Seu dentista pode recomendar que se evitem determinados alimentos que poderiam interferir com os aparelhos ou acidentalmente entortar os fios. Esses alimentos podem incluir nozes, pipoca, balas duras, gelo e alimentos pegajosos como gomas de mascar, caramelos ou outros doces mastigáveis.

© 2016 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Qual a diferença entre faceta em porcelana e lente de contato dental?


Cada vez mais, as pessoas estão procurando melhorar seu sorriso. E por sua vez a Odontologia Estética tem avançado bastante nas últimas décadas, com desenvolvimento de técnicas e melhoria dos materiais utilizados. Exemplo disso são as facetas de porcelana e lentes de contatos dentais que vem ganhando espaço cada vez maior, quando se fala em melhoria na estética dental. Porém as pessoas, ainda tem dúvidas quanto à escolha do procedimento estético adequado. 

 Qual a diferença entre as duas?

Apesar das duas serem feitas de porcelana ou cerâmica, não são a mesma coisa.

 A faceta é ideal para mudança da cor e forma dos dentes elas podem conter variados tons e translucidez, mudando radicalmente o sorriso do paciente. Podem também devolver uma característica mais funcional, como a mastigação. Sua aplicação é relativamente simples e indolor, porém o procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte.

Já a lente de contato, por ser extremamente fina é mais indicada, para dentes que possuem uma boa coloração, mas que exista algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético. A técnica é pouco invasiva e, portanto, altamente conservadora das estruturas dentais naturais. A grande vantagem deste tratamento é que o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo sua estrutura.

Assim como a faceta a lente de contato não há manutenção específica. Os cuidados que o paciente com lente de contato dental ou faceta de porcelana precisa ter são os mesmos de um paciente sem a porcelana nos dentes, ou seja, higienização diária adequada e visita regular ao dentista, a cada 6 ou 8 meses. Ambos são designados para tipos de tratamentos diferentes, mas com o mesmo objetivo, trazer um sorriso mais belo ao rosto da pessoa.

Muitos famosos nacionais e internacionais aderem constantemente às lentes de contato ou facetas de porcelana para corrigir imperfeições e atribuir belos sorriso diante das cameras.

 Abaixo  fotos de alguns deles.


                                               Atriz Flávia Alessandra


                                Cantor e atualmente ator, Nego do Borel

                                                               Cantor Belo



                                    Ator e cantor internacional  Zac Efron