Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2016

Alimentos ricos em cálcio

Para a boa saúde dos ossos e dentes, as mulheres necessitam ingerir uma variedade de alimentos ricos em cálcio, além de aproximadamente três porções diárias de leite ou laticínios, principais fontes alimentares desse mineral. 



Abaixo uma planilha com as informações dos alimentos e sua fonte de cálcio:


Alimentos ricos em cálcio de origem animalPeso (g)Cálcio (mg)
Iogurte desnatado com baixo teor de gordura245488
Leite desnatado245300
Iogurte integral200300
Leite integral244290
Queijo cottage28,4153
Alimentos ricos em cálcio de origem vegetalPeso (g)Cálcio (mg)
Iogurte de soja170250
Caruru100 g538
Espinafre cozido95140
Tofu124138
Castanha-do-pará70123
Feijão de soja cozido86119
Sorvete de creme6685
Sardinha sem pele10084
Feijão cozido12764
Folhas de mostarda cozidas7051
Quiabo cozido9250
Ameixas secas8543
Brócolis cozidos8542

















segunda-feira, 30 de maio de 2016

Quais os melhores remédios para dor de dente? Quando devo procurar o dentista?

Os remédios para dor de dente ajudam a aliviar a dor e a inflamação local e, por isso, na maioria dos casos podem ser uma solução definitiva para a dor de dente, especialmente durante o nascimento dos dentes do siso, sem ser necessário consultar o dentista.
No entanto, quando a dor de dente se mantém por mais de 2 dias após iniciar o tratamento com este tipo de remédios é aconselhável consultar um dentista para avaliar o dente afetado e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos no caso de infecção, por exemplo.
Assim, os remédios mais utilizados para a dor de dente incluem:
  • Remédios anestésicos locais, como pomada de benzocaína ou xilocaína: ajudam a anestesiar os nervos juntos do dente, permitindo um alívio muito rápido da dor;
  • Remédios analgésicos, como Paracetamol, Dipirona ou Nimesulida: possuem propriedades que ajudam a aliviar dores leves a moderadas;
  • Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno ou Aspirina: reduzem a inflamação no local da gengiva onde se encontra o dente e, por isso, são mais usados nos casos de dor constante e provocada pelo crescimento dos dentes do siso;
Porém, antes de utilizar qualquer um destes remédios é importante consultar um médico ou dentista para orientar a dosagem e horário de ingestão dos medicamentos, adaptando-os ao seu historial clínico, pois, por exemplo, pacientes a fazer tratamento com anticoagulantes não devem ingerir Aspirina.
No caso da dor de dente na gravidez, o único remédio recomendado para uso seguro é o Acetominofeno, que é um analgésico muito utilizado durante a gestação para aliviar a dor.
Quando ir no dentista ?
É recomendado consultar o dentista sempre que surge dor de dente, porém, as situações que necessitam de mais atenção incluem:
  • Dor que não melhora após 2 dias;
  • Surgimento de febre acima de 38ºC;
  • Desenvolvimento de sintomas de infecção, como inchaço, vermelhidão ou alterações no paladar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir.
Quando a dor de dentes não é tratada de forma adequada pode resultar numa infecção generalizada e internamento do paciente para fazer antibióticos na veia.



sexta-feira, 27 de maio de 2016

Como evitar as cáries ?




             As cáries estão ligadas à má escovação, à falta do uso de fio dental e também a certas propensões que variam de pessoa para pessoa. A cárie produz a erosão dentária, provocada pela ação bacteriana na boca, principalmente das bactérias Streptococcus mutans. Essas bactérias dependem de carboidratos e principalmente açúcar para sua alimentação. Na sua presença, as bactérias multiplicam-se e provocam as cáries.A cárie começa de forma localizada e pequena com as chamadas manchas brancas opacas. Essa desmineralização inicial pode ser revertida pela correta escovação e orientação pelo dentista.
 Quando acontece as primeiras lesões no esmalte (parte externa do dente), geralmente o paciente não sente nenhuma sensação dolorosa. Somente quando chega à dentina (parte mais interna) o paciente começa a sentir uma sensibilidade / dor maior do dente. Os sintomas iniciais são o aumento da sensibilidade a comidas frias e/ou doces ou bebidas. Em situações mais avançadas pode acontecer dores agudas no dente.
 Assim, se não for tratada corretamente, essa placa evolui, podendo ocorrer a perda do(s) dente(s). É importante tratar inclusive dos dentes de leite, para que as raízes se desenvolvam saudavelmente.



Abaixo algumas dicas para evitar as temidas cáries: 

 Escove os seus dentes todas as manhãs. Escove completamente – escove a parte de cima, de baixo e as laterais. Não se esqueça de escovar na parte de trás dos seus molares; frequentemente a parte de trás da boca é esquecida e é uma das partes mais suscetíveis de ter cárie a língua também não pode ser esquecida, para evitar o acúmulo de bactérias na região.
                                

Tenha uma dieta balanceada, muitas deficiências de minerais e vitaminas causam doenças na gengiva!





Evite comer alimentos com muito açúcar e/ou alimentos com muito ácido (biscoitos, doces, refrigerantes) entre as refeições. Tome cuidado com refrigerantes diets, podem não conter açúcarmas com certeza contém bastante ácido o que é tão ruim quanto! Lembre-se que não tem problema comer aqueles docinhos na hora das refeições! Não se trata do quanto você come, o problema é com que frequência os seus dentes são expostos àquele abuso.





Evite o cigarro, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade, de desenvolver doença gengival e câncer.


Beba água depois de comer. A água retorna o pH da sua boca para um nível neutro assim é possível contra-atacar os efeitos dos alimentos ácidos e açucarados. Goles frequentes de água também previnem ter uma boca seca o que posteriormente poderia causar cáries e mau hálito. 




Escove e passe fio dental nos dentes antes de ir dormir. Olhe dessa forma: A sua boca vai ficar fechada por 8 horas seguidas, é como uma incubadora para as bactérias, fazendo-as crescer bastante.





Faça limpezas regulares. Você precisa fazer limpeza de dente a cada 6 meses para poder preservar os seus dentes e ossos que suportam seus dentes. 



A melhor maneira de se saber da presença ou não de cárie é visitar regularmente o dentista, pois existem regiões que somente o profissional e com auxílio de raio-x pode detectar. Assim, ao identificar uma lesão de forma precoce, evita-se um dano maior a cavidade bucal.



IMPLANTE DENTARIO - DEMONSTRAÇÃO 3D

quarta-feira, 25 de maio de 2016

O que é restauração dental ? Quais são os tipos de restaurações?



















A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.

  Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco). Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo.

    Restaurações de Ouro são feitas sob encomenda em um laboratório de prótese e cimentadas no dente em questão. As incrustações de ouro são bem aceitas pelos tecidos gengivais e podem durar mais de 20 anos. Por esta razão, muitos autores consideram o ouro o melhor material de restauração. No entanto, é geralmente a opção mais cara e requer múltiplas visitas ao dentista.

    Resstaurações de amálgama (prata) são resistentes e relativamente baratas. Entretanto, devido à sua cor escura, são mais aparentes que a porcelana ou o composto de resina, e não são utilizadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.

·       Resinas compostas combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações - em geral de três a 10 anos.
        Restaurações de porcelana são chamadas de incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir à manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.

Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo.
O que acontece quando se faz uma restauração?
Quando seu dentista decide restaurar um dente cariado, ele primeiramente remove a parte deteriorada e limpa a área atingida. Depois de limpa a cavidade, a restauração é feita com um dos materiais descritos acima.
Como saber se preciso de uma restauração?
Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.

Dr Rodrigo Costa Silva

segunda-feira, 16 de maio de 2016

ABSCESSO DENTÁRIO, CAUSA, SINTOMAS E TRATAMENTO

ABSCESSO DENTÁRIO


O abscesso dentário é o acúmulo de pus, formando uma bolsa com conteúdo purulento no osso ou na gengiva que circunda o dente acometido. Pode se apresentar de forma aguda quando o paciente apresenta inchaço na boca de início abrupto ou de forma crônica quando a infecção é gradativa apresentando assim poucos sintomas.
Existem 2 formas de abscessos :
– Abscesso da polpa do dente (canal que existe no interior do dente onde encontram-se os vasos sanguíneos e nervos)
– Abscesso entre o dente e a gengiva
Quando o abscesso é originado na polpa dentária, normalmente causado por cáries que invadem a polpa, este abscesso será visualizado no envolto da raíz do dente (peri-radicular) envolvido através da radiografia.
Causas do Abscesso Dentário:
Ocorre quando bactérias invadem e infectam um dente, como resultado desta infecção temos a formação do pús (células mortas), este ficando acumulado no tecido forma o abscesso.
Condições que permitem que as bactérias invadam um dente:
– Cárie dentária
– Ruptura ou quebra de um dente, o que permite a entrada de bactérias na polpa
Alimentos ou outro material estranho que fique retido na gengiva pode levar a uma infecção bacteriana na área em torno dos dentes.
–Doença periodontal 

As causas mais comuns de abscesso dentário são: cáries que invadem a polpa dentária e doença periodontal (acúmulo de tártaro com perda do osso que sustenta o dente).
Sinais e Sintomas do Abscesso Dentário:
O conjunto dos sinais e sintomas abaixo fazem parte do quadro de abscesso dentário:
– Dor  latejante e persistente no dente ou área da gengiva
– Dor ao morder com o dente afetado
– Gengiva avermelhada e aumentada de volume
– Febre
– Gânglios do pescoço inchados
– Dente escurecido
– Presença de pus nas gengivas
Se você está com este conjunto de sinais e sintomas ou parte dele, procure o seu dentista, pois se não tratado, o abscesso dentário pode causar perda do dente e dos tecidos circundantes, podendo também ocorrer a disseminação da infecção.
Tratamento:
Durante a consulta com seu dentista será identificado a causa do abscesso e a possibilidade de drenagem. O dentista irá prescrever anti-inflamatórios e antibióticos de acordo com a necessidade.
Se a causa for pela invasão da cárie na polpa, sem outras complicações, o dentista irá realizar o tratamento de canal (tratamento endodôntico).
Se a infecção for de origem periodontal (bactérias que penetram entre o dente e a gengiva), será realizado o tratamento periodontal através de raspagens e alisamento das raízes dentárias acometidas.
Prevenção:
Para evitar o abscesso dentário, as orientações abaixo deverão ser seguidas rotineiramente:
– Escovar os dentes após as principais refeições, utilizando a técnica correta
– Usar fio dental diariamente
– Consultar seu dentista a cada 6 meses



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Gestante pode ir ao dentista ? Respostas a dúvidas frequentes


 Odontologia para Gestantes

    Muita gestante tem dúvida quanto á procurar ou não um dentista. O período de gravides merece atenção especial dos dentes, em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre seja o momento mais oportuno, porque, nessa fase ela se encontra num período de maior estabilidade.

      Não existe risco para o bebe desde que o dentista conheça o efeito dos anestésicos e as alterações que ocorrem durante a gravidez. As gestantes podem apresentar uma elevação da pressão arterial e isso deve ser levado em conta. 0 dentista, juntamente com o ginecologista, deverá escolher o anestésico apropriado. No primeiro trimestre (período da embriogênese), as radiografias devem ser evitadas. No caso de tomadas radiográficas serem imprescindíveis, o avental de chumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.


      Um estudo realizado por pesquisadores das Universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, mostrou que doenças periodontais podem levar a partos prematuros.  Para o estudo, foi avaliado o líquido amniótico de 46 mulheres com gravidez de alto risco. Dessas, 21 tiveram o bebê antes da hora e o exame foi positivo para bactérias para 19 mulheres. Segundo o cirurgião dentista Arnaldo Takahashi, quando há uma doença periodontal causada por bactéria, o organismo libera substâncias de defesa. Uma delas é a prostaglandina, que pode induzir a contração uterina, gerar um parto prematuro e crianças de baixo peso.

           Por isso, o melhor é se prevenir: fazer um controle com o seu dentista, para remover placas e tártaros, manter uma boa escovação e não abrir mão do uso do fio dental. “Antibióticos só em casos de emergência. E se houver necessidade há anestésicos especiais que podem ser usados na gestação”.



quinta-feira, 12 de maio de 2016

Entenda o que é canal, e como é o tratamento.

Um dentista ou endodontista realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar dentes.
A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária. A raiz dentária está inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula.

Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa. As causas mais comuns de necrose pulpar são fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente.
Se o problema não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. Um abscesso pode causar danos no osso ao redor do dente. Quando a polpa infectada não é removida, podem resultar dor e edema (inchaço). Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares. Sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído.
O tratamento de canal, geralmente, requer de uma a três visitas. Durante o tratamento, um dentista clínico geral ou endodontista (dentista especializado em problemas da polpa) remove a polpa comprometida. A câmara pulpar e o canal radicular do dente são desinfetados e obturados.

Um dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são necessários. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável.