Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Como evitar as cáries ?




             As cáries estão ligadas à má escovação, à falta do uso de fio dental e também a certas propensões que variam de pessoa para pessoa. A cárie produz a erosão dentária, provocada pela ação bacteriana na boca, principalmente das bactérias Streptococcus mutans. Essas bactérias dependem de carboidratos e principalmente açúcar para sua alimentação. Na sua presença, as bactérias multiplicam-se e provocam as cáries.A cárie começa de forma localizada e pequena com as chamadas manchas brancas opacas. Essa desmineralização inicial pode ser revertida pela correta escovação e orientação pelo dentista.
 Quando acontece as primeiras lesões no esmalte (parte externa do dente), geralmente o paciente não sente nenhuma sensação dolorosa. Somente quando chega à dentina (parte mais interna) o paciente começa a sentir uma sensibilidade / dor maior do dente. Os sintomas iniciais são o aumento da sensibilidade a comidas frias e/ou doces ou bebidas. Em situações mais avançadas pode acontecer dores agudas no dente.
 Assim, se não for tratada corretamente, essa placa evolui, podendo ocorrer a perda do(s) dente(s). É importante tratar inclusive dos dentes de leite, para que as raízes se desenvolvam saudavelmente.



Abaixo algumas dicas para evitar as temidas cáries: 

 Escove os seus dentes todas as manhãs. Escove completamente – escove a parte de cima, de baixo e as laterais. Não se esqueça de escovar na parte de trás dos seus molares; frequentemente a parte de trás da boca é esquecida e é uma das partes mais suscetíveis de ter cárie a língua também não pode ser esquecida, para evitar o acúmulo de bactérias na região.
                                

Tenha uma dieta balanceada, muitas deficiências de minerais e vitaminas causam doenças na gengiva!





Evite comer alimentos com muito açúcar e/ou alimentos com muito ácido (biscoitos, doces, refrigerantes) entre as refeições. Tome cuidado com refrigerantes diets, podem não conter açúcarmas com certeza contém bastante ácido o que é tão ruim quanto! Lembre-se que não tem problema comer aqueles docinhos na hora das refeições! Não se trata do quanto você come, o problema é com que frequência os seus dentes são expostos àquele abuso.





Evite o cigarro, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade, de desenvolver doença gengival e câncer.


Beba água depois de comer. A água retorna o pH da sua boca para um nível neutro assim é possível contra-atacar os efeitos dos alimentos ácidos e açucarados. Goles frequentes de água também previnem ter uma boca seca o que posteriormente poderia causar cáries e mau hálito. 




Escove e passe fio dental nos dentes antes de ir dormir. Olhe dessa forma: A sua boca vai ficar fechada por 8 horas seguidas, é como uma incubadora para as bactérias, fazendo-as crescer bastante.





Faça limpezas regulares. Você precisa fazer limpeza de dente a cada 6 meses para poder preservar os seus dentes e ossos que suportam seus dentes. 



A melhor maneira de se saber da presença ou não de cárie é visitar regularmente o dentista, pois existem regiões que somente o profissional e com auxílio de raio-x pode detectar. Assim, ao identificar uma lesão de forma precoce, evita-se um dano maior a cavidade bucal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário