Dr. Rodrigo Costa E Silva |
O mau hálito ou halitose(nome científico) não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado. A crença de o estômago provocar o mau hálito talvez seja o maior mito na área de saúde da atualidade, que graças aos esforços da Associação Brasileira da e de seus associados, vem sendo desmistificada.
Segundo a associação brasileira de Halitose que há mais de 60 causas de Halitose.Dentre elas as mais comuns são:
- Inflamação na gengiva
- Má escovação dos dentes e da língua
- Falta de salivação
- Prisão de ventre
- Estresse
- Má alimentação
- Consumo só de carne e derivados do leite
A saburra lingual, as doenças da gengiva (gengivite e periodontite) e os cáseos amigdalianos estão presentes em quase 100 % dos casos de alterações do hálito de origem bucal.
As doenças da gengiva bem como várias outras causas de alteração do hálito de origem bucal (dentes semi-inclusos, excessos de tecido gengival, feridas cirúrgicas, cáries abertas e extensas, próteses mal adaptadas, abscessos, estomatites, miíase, cistos dentígeros e câncer bucal) podem ser facilmente identificadas e tratadas (ou encaminhadas para tratamento) por um Cirurgião Dentista experiente.
A saburra lingual, é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva ou de uma descamação epitelial (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos) ou ainda, em ambas as situações.
Os cáseos amigdalianos são como "massinhas" que se formam em pequenas cavidades existentes nas amígdalas (criptas amigdalianas). A composição do cáseos amigdalianos é similar à da saburra lingual, e são formados pelo mesmo mecanismo, ou seja, descamação epitelial e/ou redução do fluxo salivar. Ele pode ser expelido durante a fala,
Como identificar o mau hálito ?
Um truque bastante simples de fazer é Passar a língua no pulso e esperar uns minutos para sentir se tem mau hálito. Em alguns casos, o nariz se acostuma com o cheiro e deixa de percebê-lo. Aí, não identificamos se é intenso. Ou caso prefira dê um assopro próximo á uma pessoa de confiança e pergunte se essa pessoa sentiu se seu hálito está ruim.
Quando é normal ter mau hálito?
- Ao acordar, por causa das muitas horas de jejum, mas só até escovar os dentes.
- Depois de comer alimentos , como alho e cebola, que deixam mal cheiro na boca
- Em situações estressantes.
- Após ficar mais de três horas sem comer.
Possui tratamento?
Sim! Porém é necessário seguir à risca algumas regras. É necessário uma boa higienização (escovar os dentes três vezes ao dia, passar fio dental e visitar o dentista a cada seis meses) E caso o mau hálito persista? Então, é preciso procurar um profissional para investigar a causa. O tratamento pode ser só uma boa limpeza nos dentes.
Após essas medidas, se o mau hálito permanece, fique em alerta, pode ser sinal de doenças mais graves como diabetes e câncer. Consulte um médico para o diagnóstico certo.
Entre em contato pelo número: 31 3274-8845 ou se preferir pelo WhatsApp
31 9 9967-8845
Nenhum comentário:
Postar um comentário