O clareamento dental é feito por substâncias que liberam radicais livres (géis e/ou pastas oxidantes) e que, através de reações químicas, promovem ação clareadora. Essas substâncias podem ser de uso profissional (aplicadas no consultório),ou caseiro (realizado pelo paciente em casa) ou pode ainda ser usada uma associação entre essas 02 técnicas.
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja em casa ou no consultório, sempre deve haver monitoramento por parte de um profissional especialista, pois existem situações clínicas que podem dificultar ou mesmo impossibilitar o tratamento (por exemplo: sensibilidade dentária, cáries não diagnosticadas, grau de clareamento desejado e obtido).
Apenas um profissional qualificado poderá solucionar adequadamente esses problemas, bem como fazer alguma modificação durante o tratamento (por exemplo: mudança na concentração do gel utilizado, na quantidade de horas de uso do gel em casa). Além disso, as moldeiras usadas no clareamento caseiro devem ser individualizadas, uma vez que cada paciente tem um tipo de dentição, um formato de arcada, um tamanho de boca diferente. Outro fator importante: só o dentista pode avaliar se o paciente deve ter alta ou não e fazer as manutenções necessárias.
Métodos de clareamento mais utilizados
Clareamento com laser
As principais vantagens desta técnica é a ausência das moldeiras que em alguns casos podem gerar desconforto, além da rapidez, já que clareia as duas arcadas simultaneamente.
Clareamento através de moldeiras
Neste método, o clareamento é feito separadamente nos dentes de cima e nos de baixo. Seu uso pode ser em períodos de 30 minutos durante o dia ou a noite durante o sono,a frequência de retorno ao consultório para avaliação dos resultados será estabelecida de acordo com a necessidade de cada paciente . Em média os resultados são atingidos com duas semanas de clareamento para cada arcada, depende de cada caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário