Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Bruxismo, causas, sintomas, diagnóstico,tratamento.





O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Causas

Muitos médicos e dentistas podem desconhecer a causa, mas o bruxismo pode ocorrer devido ao estresse psicológico experimentado pelas pessoas no dia-a-dia. O estresse pode ter sua origem em fatores internos e externos. Os fatores internos podem ser os alimentos que você consome, seu nível de preparo físico, sua estabilidade emocional, estado de saúde geral, nível de bem-estar e o número de horas que você dorme todas as noites. Os fatores externos relacionados com o estresse psicológico têm a ver com o ambiente em que você vive, sua interação com as pessoas quando está em casa e a maneira em que você enfrenta os desafios do dia-a-dia. 


Sintomas

Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.
Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
Diagnóstico

Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo, se alguém lhe contar o que presenciou enquanto ela dormia, ou quando procura assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram.
Além da avaliação clínica, a polissonografia é um exame importante para identificar o grau do distúrbio e orientar o tratamento.
Tratamento

Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.
Recomendações

* Consulte o dentista com regularidade;
* Evite apertar os dentes, quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada;
* Procure não mascar chicletes ou mordiscar sistematicamente objetos duros, como pontas de lápis e canetas, por exemplo;
* Faça exercícios. A prática regular de atividade física ajuda a controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
* Não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. Se o problema se manifestar também de dia, use-a sempre que possível.


Entre em contato e marque uma avaliação:
(31) 3274-8845 ou 99967-8845






quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Enxertos Osseos

Enxertos Osseos


Sempre que um dente é perdido, o osso que se encontrava ao redor do dente é reabsorvido, esse processo de reaobsorção óssea ou atrofia, torna o osso progressivamente mais fino tornando a colocação do implante quase que impossível. Existem casos que estes dentes foram perdidos há muitos anos, o que torna necessário a realização de um procedimento para recriar o osso perdido, denominado de enxerto ósseo.
Os enxertos ósseos podem ser realizados com materiais artificiais, mas o enxerto que apresenta os melhores resutados é com o osso do próprio paciente que é obtido de outra região da boca. Pode ser feito em bloco ou fragmentado para elevar a membrana do seio maxilar (levantamento do seio maxilar). Em casos de grandes perdas ósseas utilizamos como área doadora o osso da bacia, chamado osso ilíaco, o que requer internação hospitalar. Esta técnica apesar de ser mais invasiva pode resolver muito bem problemas de pessoas que perderam seus dentes há muitos anos e não se acostumam com dentaduras.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Você sabia que o estresse pode causar danos a sua saúde bucal ?





          













 A vida moderna e corriqueira nos traz bastante aborrecimentos, frustrações e demandas. Para muitas pessoas, o stress é tão comum que se tornou um estilo de vida. O estresse é uma defesa natural a estímulos externos e é importante para a sobrevivência. Porém o alto nível de Stress pode acarretar vários problemas para nosso bem-estar e nossa saúde. Como por exemplo: Problemas do sono, Depressão, Obesidade, entre outras. Mas o que muitas pessoas não sabiam é que o stress pode acarretar problemas para a nossa saúde bucal.

       Uma pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas aponta que o estresse, quando associado à má higiene bucal, aumenta as chances da infecção periodontal. Que causa inflamações nas gengivas , e a periodontite, que compromete o tecido ósseo de suporte do dente e, com sua evolução, leva à mobilidade dentária, culminando na perda do dente. Várias outras doenças têm sido associadas à infecção periodontal, como doenças cardíacas, partos prematuros, nascimento de bebês de baixo peso e algumas doenças pulmonares. 


Então nada de ficar estressado conte até  três e coloque um sorriso no rosto..


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Dor de dente, sintomas, causas e tratamento

Dor de dente, sintomas, causas e tratamento.


A dor de dente tem muitas causas, por exemplo um nervo irritado na raiz, infecções, cáries ou a perda de um dente.
A dor de dentes ocorre quando existe a inflamação da polpa dentária, a que se dá o nome de pulpite, e que é muitas vezes causada pelas cáries. Desenvolvem-se buracos (cavidades) no dente que expõem o nervo. Os alimentos e bebidas (sobretudo frios ou quentes) que tocam no nervo causam dor. Se não for tratada, a polpa morre e cria infecção, levando à formação de um abcesso, que causa uma dor palpitante severa e contínua.

Sintomas

 A dor de dentes normalmente aparece de repente e pode variar de um desconforto ligeiro a um grau de severidade elevado. Poderá sentir dores palpitantes constantes ou intermitentes na cabeça, no maxilar ou na orelha. A dor normalmente piora quando está a comer ou a beber, sobretudo se o alimento ou bebida estiverem muito quentes ou frios. O maxilar da área da dor de dentes pode doer e estar sensível ao toque. Pode também piorar quando se deita, pois aumenta a pressão sobre o dente. Os sintomas típicos da dor de dentes incluem dores ao mastigar, sensibilidade a alimentos quentes e frios, sangramento do dente ou das gengivas, inchaço à volta do dente e inchaço do maxilar.

Causas

A dor de dente tem muitas causas, por exemplo um nervo irritado na raiz, infecções, cáries ou a perda de um dente. Porém  na maioria dos casos, a dor de dente ocorre devido à inflamação da polpa que se encontra no centro do dente (pulpite). Esta inflamação acontece no caso de cáries, de uma pequena fractura ou de um buraco no dente.

Tratamento

A fim de ser capaz de tratar a dor de dente, é importante descobrir a causa da mesma. Obviamente, um exame odontológico será necessário para obter o diagnóstico correto. Há, no entanto, algumas coisas que podem ser feitas para tratar a dor de dente, ou melhor, aliviar a dor enquanto estiver em casa.
Antes de mais, você deve escovar os dentes e passar fio dental em todos eles. Proceda ao gargarejo com água quente e sal, pois isso irá ajudar a limpar todos os restos de comida que permanecem em seus dentes, ajudará á aliviar a dor e poderá até diminuir o inchaço nas gengivas. Você pode também tentar morder uma bola de algodão que tenha sido embebida em óleo de cravo, embora este óleo natural não seja muito fácil de adquirir (poderá encontrá-lo em lojas de produtos naturais).

Estes remédios caseiros para a dor de dentes, podem aliviar a dor de dente, mas apenas temporariamente. Você também pode querer tomar analgésicos à base de ibuprofeno ou paracetamol para ajudar a aliviar a dor. Mas, neste caso faça-o com imenso cuidado e de preferência depois de ter falado previamente com o seu dentista.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Curiosidades sobre sua boca, que você nem imaginava !




A boca exerce uma função de inigualável importância no corpo humano. É o início do aparelho digestivo e é onde ocorre nossa primeira digestão, graças à ação das glândulas salivares. Aliás, as glândulas salivares e as bochechas são elementos anatômicos que atuam na mastigação, na deglutição e na dicção. A boca permite ainda a comunicação falada, expressão máxima da evolução humana. Confira outras curiosidades:

01- Se sua boca ficasse seca, você não conseguiria diferenciar sabores.
02- Se o céu da boca for estreito, passa menos oxigênio pelo nariz, logo existe grande chance de roncar.

03- Os dentes são a parte mais dura do corpo.


04- A língua é o músculo mais forte do nosso corpo.


05- Em 70 anos de vida, nós produzimos, em média, 38.432 litros de saliva.


06- Ferimentos na cabeça, fumar e não ingerir vitaminas o suficiente pode alterar muito nosso paladar.


07- Os dentes são feitos de fósforo, cálcio e outros minerais.


08- A nossa língua é a parte do corpo que se cicatriza mais rápido.


09- Ficar muito tempo sem beber água causa mau hálito.


10- Em uma troca de beijo cerca de 250 bactérias são trocadas