A sensibilidade dental é causada pela exposição gradual da parte mais macia do seu dente que está abaixo do esmalte dental, chamada "dentina". A dentina possui pequenos canais ('túbulos') que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Comer ou beber alimentos e bebidas que são quentes, frias ou doces pode fazer com que esse fluido se movimente. O movimento deste fluido faz com que as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.
Quando os dentes são sensíveis é sinal de que algo não está bem... É hora de perguntar ao seu dentista por que isso está acontecendo. As causas possíveis para sensibilidade do dente são muitas e naturalmente o tratamento depende da causa - por isso usar pasta para dentes sensíveis nem sempre resolve.
Principais causas da sensibilidade
Escovação com força excessiva
Hábitos de higiene oral como escovação muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, causando maior exposição da dentina.
Doença da gengiva (Gengivite)
Quando o tecido da gengiva fica inflamado e sensível em decorrência de gengivite (doença da gengiva), você pode ter gengivas sensíveis e pode sentir os dentes sensíveis devido à exposição adicional da dentina na superfície da raiz.
Ranger dos dentes
Se você range os dentes enquanto dorme, ou se aperta os dentes ao longo do dia, você pode estar desgastando o esmalte e expondo a camada de dentina do seu dente.
Retração Gengival
Uma retração gengival, causada por condições como doença periodontal, pode expor a dentina do dente e causar sensibilidade. A escovação muito agressiva ou frequente também pode causar a retração das gengivas.
Desmineralização do esmalte por ação de ácidos
O consumo exagerado de refrigerantes, o refluxo do suco gástrico (gastrite, anorexia nervosa, bulimia), o uso de drogas ilícitas (metanfetamina), podem provocar erosão do esmalte dental.
Sabe-se que o ácido cítrico presente no refrigerante normal ou diet e nos energéticos é conhecido por ter um alto potencial para causar desmineralização de esmalte. O pH ácido provoca a desmineralização do esmalte, mas numa dieta equilibrada, a saliva é capaz de neutralizar o pH e permitir a remineralização.
Assim, o processo de desmineralização é compensado pela constante remineralização. Por isso, hoje se recomenda não escovar os dentes imediatamente depois da refeição. O melhor é enxaguar a boca com água imediatamente depois de comer e esperar meia hora antes de escovar os dentes.
Clareamento dental
O uso de agentes clareadores sem orientação e supervisão do dentista pode trazer consequências indesejáveis. Pesquisas mostram que os produtos para clareamento, dependendo do tempo de aplicação e da concentração, podem penetrar na câmara pulpar (o local onde fica a polpa, popularmente conhecido como canal), principalmente em dentes restaurados.
Estudos em laboratório sugerem que a restauração dentária pode facilitar a entrada dos clareadores até a câmara pulpar. Se o clareamento for feito sem critério, pode causar sensibilidade e danos irreversíveis à polpa.
Restauração fraturada ou com infiltração
A imagem da fratura ou infiltração de uma restauração nem sempre é visivel e muitas vezes a dor é a primeira manifestação. Neste caso a restauração precisa ser refeita.
Trauma oclusal
Acontece quando o equilíbrio oclusal não está bom, quando uma restauração nova ficou "um pouquinho" alta ou quando mordemos algo mais duro "de surpresa". Sabe aquele peruá que de repente pegamos quando comemos pipoca? Ele é responsável por muitos traumas.
Esses são apenas alguns exemplos, mas observe que em todos os casos a dor sempre é um sinal de alerta. O nosso corpo sempre avisa e é nossa responsabilidade buscar ajuda.
Entre em contato e marque sua avaliação
Tel.(31) 3274-8845 ou 31999678845
|